QUEM É ESSE CABOCLO?

segunda-feira, 11 de junho de 2012

lixo hospitalar em meio a canavial - G1


Morador flagra lixo hospitalar em meio a canavial de Araraquara, SP
Material possui etiquetas de unidade da Uniara e receituários da Prefeitura.
Seringas, bolsas de soro e ampolas usadas foram deixadas no local.
saiba mais
Lixo hospitalar em canvial de Araraquara, SP (Foto: Felipe Turioni/G1)Lixo hospitalar em canavial de Araraquara(Foto: Felipe Turioni/G1)Procurada pela reportagem do G1, a assessoria de imprensa do Centro Universitário de Araraquara informou que o lixo hospitalar da unidade de odontologia é separado em sacos próprios e que a coleta “é um serviço de responsabilidade municipal”.
Dezenas de sacos plásticos e caixas de papelão contendo lixo hospitalar foram encontradas por um morador, na noite deste domingo (10), em uma estrada de terra, próximo a um canavial na via Abdo Najm, em Araraquara (SP). Em meio ao material descartado estavam seringas, bolsas de soro fisiológico, ampolas e jalecos. Etiquetas de identificação mostram que os produtos descartados são provenientes de uma das unidades do Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e da Secretaria Municipal de Saúde. Em nota, a Prefeitura informou que abrirá uma sindicância para apurar o caso.
O lixo foi encontrado por um vendedor de 32 anos, que passou pelo local para apanhar bambu usado em artesanato, em uma mata próxima à estrada. O homem, que prefere não se identificar, disse que o material aparentava estar no terreno há poucos dias. “Os sacos e as caixas estavam secos e não pareciam ter tomado a chuva dos últimos dias, que terminou no sábado”, diz.
De acordo com ele, esta é a primeira vez que esse tipo de lixo é visto no lugar. Não há residências nos arredores da região. “Venho aqui a cada três meses. É um descaso e sei dos riscos que isso pode causar. O lixo não pode ser descartado dessa maneira”, afirmou.
Nas etiquetas coladas nos sacos próprios para substâncias infectantes consta o endereço da unidade da Uniara onde funciona o curso de odontologia. No local, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, são feitos atendimentos à comunidade. Fichas de receituário timbradas com o nome da Secretaria de Saúde de Araraquara também estavam no lixo. Os papéis indicavam que pacientes teriam sido atendidos em um dos dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) da Prefeitura, na Uniara e no Pronto-Socorro do Melhado.
Responsabilidade 
Segundo nota da Uniara, a responsabilidade pelo transporte do material é da empresa Leão Ambiental, conveniada à Prefeitura. “O transporte desse tipo de material é realizado com veículo próprio da empresa Leão Ambiental para este fim até Ribeirão Preto, utilizando uma rota alternativa com estrada de terra, próxima a canaviais”, afirma o comunicado.
De acordo com a assessoria de imprensa da Leão Ambiental, o material encontrado no canavial não foi coletado pela empresa. Segundo informações de funcionários de uma usina próxima ao local, o lixo deve ter sido abandonado após as 14h30 de domingo, já antes não havia nenhum material. Na manhã desta segunda-feira (11), segundo a empresa, o caminhão de coleta de lixo hospitalar passou pela unidade da Uniara, mas não havia lixo para ser recolhido.
A Secretaria de Saúde de Araraquara confirmou que possui contrato com uma empresa para a coleta e o descarte de lixo hospitalar. “O lixo é transportado separadamente para o aterro em Jardinópolis (SP) onde é feita a incineração”, diz nota enviada ao G1.
Ainda de acordo com a Prefeitura, uma equipe foi encaminhada ao local para análise e recolhimento do material. A administração abrirá uma investigação para apurar a origem do lixo e as responsabilidades pelo descarte inadequado.
  •  
Lixo hospitalar em canvial de Araraquara, SP (Foto: Felipe Turioni/G1)Material foi encontrado por um morador em meio a um canavial  (Foto: Felipe Turioni/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário