QUEM É ESSE CABOCLO?

terça-feira, 22 de março de 2011

NOVO EQUIPAMENTO EM ANÁLISES CLÍNICAS - FCECON

PALESTRA APRESENTA A FUNCIONÁRIOS NOVO EQUIPAMENTO EM ANÁLISES CLÍNICAS
Automação em Microbiologia permite maior precisão e rapidez nos diagnósticos de infecções em pacientes oncológicos
Foto: Assessoria FCECON

No próximo dia 16 de fevereiro, o Departamento de Ensino e Pesquisa da Fundação Cecon oferece aos funcionários do hospital a palestra “Automação em Microbiologia, Imunologia e Biologia Molecular”. O evento tem como objetivo preparar e qualificar os funcionários para a utilização de um novo equipamento do Laboratório de Análises Clínicas da Fundação.
A palestra será ministrada por Nilson Bezerra, doutor em biologia de agentes infeccio¬sos e parasitários e professor em microbiologia da Universidade do Estado do Pará. Dentre os temas abordados estão novas estratégias de controle de infecção hospitalar; e a hemocultura como ferramenta ideal para a detecção de bactérias e fungos.
O evento é direcionado a vários setores do hospital: Emergência, UTI, Centro Cirúrgico, Laboratório, Farmácia. “Todos esses setores serão beneficiados com a automatização da microbiologia” afirma o médico Sócrates Lote, gerente do Departamento de Serviços Complementares ao Diagnóstico.
De acordo com a Diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Torres, a palestra será apenas a primeira parte da capacitação para o uso do novo equipamento: “o doutor Nilson é um especialista no assunto e vem, nesse primeiro momento, apresentar a automação e o impacto de seu uso em cada setor do hospital” afirma Torres, destacando que, após a instalação do equipamento no laboratório, será realizado um curso prático para os funcionários que trabalharão diretamente com a máquina.
O Câncer e as infecções
Constantemente estamos expostos à ação de milhares de microorganismos (bactérias, vírus e fungos) presentes em nosso meio e em nosso próprio organismo. O que determina se uma infecção se desenvolverá ou não é o nosso sistema imunológico.
Os pacientes que estão em tratamento oncológico (quimioterapia ou radioterapia) estão mais sujeitos à ação desses microorganismos pro apresentarem imunodeficiência, também conhecida como imunidade baixa. Daí a importância de uma forma mais rápida de verificar a existência de infecções em seu estágio inicial.
Programação:
1 – Antibióticos e resistência, novas estratégias de controle de infecção hospitalar;
2 – Hemocultura: A ferramenta ideal para a detecção de bacteremia, fungemia, gerando o diagnóstico precoce e decisivo para determinar o desfecho da doença;
3 – Procalcitonina: auxiliando a conduta do médico intensivista no manejo adequado do paciente com suspeita de sepse;
4 – Uso de testes moleculares no diagnóstico clínico.
Serviço:
Palestra “Automação em Microbiologia, Imunologia e Biologia Molecular”
Data: 16.02.2011, às 19h
Local: Auditório da Fundação Cecon
Inscrições: Departamento de Ensino e Pesquisa (3º andar)

FONTE: http://www.fcecon.am.gov.br/ 22.03.2011 ás 18:50.


Nenhum comentário:

Postar um comentário