quinta-feira, 12 de maio de 2011

Denominações Comuns Brasileira ATUALIZADA - DCB ANVISA


Agência publica atualização da lista de DCB


10 de maio de 2011

A Anvisa divulgou uma lista de atualização das nomenclaturas que devem ser utilizadas no país para identificar princípios ativos e outras substâncias semelhantes, utilizadas na produção de medicamentos, soros e vacinas.

Publicada na edição desta segunda-feira (9/5) do Diário Oficial da União, a Resolução da Diretoria Colegiada de número 19 (RDC 19/2011) acrescenta 64 nomenclaturas na Lista de Denominações Comuns Brasileiras (DCB), além de alterar e excluir várias outras.

Editada em 2006, a Lista de Denominações Comuns Brasileira traz, aproximadamente, dez mil nomenclaturas que devem ser adotadas na produção de medicamentos, na prescrição médica e em textos legais e científicos no país.

O reconhecimento da importância de se ter uma nomenclatura oficial de fármacos no Brasil surgiu na década de 70, provocada por um artigo do professor Andrejus Korolkovas, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP).

A primeira iniciativa do governo brasileiro para padronizar o nome que designa princípios ativos foi uma portaria publicada pelo Ministério da Saúde em 1981. A norma exigia a denominação genérica para registro de medicamentos.

O trabalho de atualização da lista de DCB´s é contínuo e quando há um volume significativo de denominações edita-se uma nova lista. A relação que está vigente foi publicada em novembro de 2006, no texto da RDC 211/2006.



Ana Júlia Pinheiro - Imprensa/Anvisa
LINK para ter acesso a nova lista
http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home/!ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hnd0cPE3MfAwMDMydnA093Uz8z00B_AwN_Q_1wkA48Kowg8gY4gKOBvp9Hfm6qfkF2dpqjo6IiAJYj_8M!/dl3/d3/L0lDU0lKSWdra0EhIS9JTlJBQUlpQ2dBek15cUEhL1lCSlAxTkMxTktfMjd3ISEvN19DR0FINDdMMDAwNkJDMElHNU42NVFPMDg3NQ!!/?WCM_PORTLET=PC_7_CGAH47L0006BC0IG5N65QO0875_WCM&WCM_GLOBAL_CONTEXT=/wps/wcm/connect/anvisa/anvisa/sala+de+imprensa/noticias/agencia+publica+atualizacao+da+lista+de+dcb

3 comentários:

  1. olá dr. davis eu descobri seu blog a pouco tempo, cerca de uma semana e ja li quase todos os arquivos, rs...
    gosto muito do seu blog, por ser informativo e sempre atualizado! cosidero ele de utilidade pública, tanto para os farmacêuticos como estudantes da area e sociedade..
    eu trabalho na área como téc. de farmácia e vou começar a faculdade em Agosto agora e gostaria de pedir alguns links, sites entre outros que possam me ajudar na minha vida univesitária... desde ja agraceço e estou sempre de olho nas noticias que vc coloca em seu blog que já é uma grande e rica fonte de atualidades no ramo farmacêutico.
    obrigado.
    ass: Angelo

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz colega com a confiança em nosso blog e feliz, também, por você ter escolhido ser farmacêutico.
    Bom, lhe dou dois conselhos: 1º frequente o maior numero possível de palestras, congresso, curso, etc, além de aprender algo novo vc conhece pessoas novas da área e 2º não precisa ser o CDF da sala mais seja um dos mais dedicados, pois quando formar vc será avaliado pelos seus colegas de sala e professores. as vagas de emprego apareceram naturalmente, porém serão preenchidas primeiro pelo mais dedicados, depois mais inteligentes e depois o resto...
    Não seja o resto!
    Abraços

    Davis Queiroz

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado dr. Davis pelas dicas, vou segui-las a risca...rs.
    e mais uma vez parabéns ao seu blog!

    ASS: Angelo

    ResponderExcluir