QUEM É ESSE CABOCLO?

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Anvisa suspende venda de três inibidores de apetite e libera sibutramina com restrições

EMAGRECEDOR: Anvisa suspende venda de três inibidores de apetite e libera sibutramina com restrições

Tempo do Áudio: 1min40seg
LOC/REPÓRTER: Depois de uma reunião de mais de quatro horas, a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, decidiu nesta quarta-feira pela retirada do mercado brasileiro de três inibidores de apetite. Já a sibutramina, medicamento que aumenta a sensação de saciedade, foi liberada, porém, com restrições. No caso da proibição dos três medicamentos inibidores de apetite, o diretor-presidente da ANVISA, Dirceu Barbano, explica que a decisão foi tomada porque foram detectadas reações adversas no uso desses remédios.
TEC/SONORA: diretor-presidente da ANVISA, Dirceu Barbano
"São eventos adversos relacionados especialmente a quadros psiquiátricos, de dependência a essas substâncias, a quadros depressivos, muitas vezes, no desenvolvimento de comportamentos que colocavam os pacientes em risco e também a quadros cardíacos associados a eles. "
LOC/REPÓRTER: Em relação a sibutramina, os médicos terão restrições para indicar esse medicamento aos pacientes. Além disso, os pacientes que não apresentarem perda de peso em quatro semanas deverão parar de usar o medicamento. Paciente, médico e farmácia deverão assinar um termo de responsabilidade. O diretor-presidente da ANVISA, Dirceu Barbano, explica que o objetivo é aumentar as informações sobre os riscos e resultados do tratamento.
TEC/SONORA: diretor-presidente da ANVISA, Dirceu Barbano
"Trazer de maneira clara para o paciente e responsabilizar o médico em relação a eleição do paciente com sibutramina e assegurar que o paciente tenha recebido todas as informações relativas ao que se espera e o perfil de segurança da sibutramina."
LOC/REPÓRTER: A resolução com as decisões da ANVISA deve ser publicada nos próximos dias e, a partir daí, as farmácias terão dois meses para retirar os três inibidores de apetite proibidos das prateleiras.
Reportagem, Vanessa Silvestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário