QUEM É ESSE CABOCLO?

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Senado aprova criação do Dia Nacional do Farmacêutico


Senado aprova criação do Dia Nacional do Farmacêutico





O plenário do Senado aprovou na quarta (3) o projeto de lei, de autoria da deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB), que institui 20 de janeiro como o Dia Nacional do Farmacêutico que é o responsável pela garantia da qualidade do medicamento usado pela população. A matéria segue agora para a sanção presidencial.
Vanessa Grazziotin, que também é farmacêutica, explicou que a profissão superou vários obstáculos para se firmar. “Era reduzido o número de alunos nas faculdades e quando se formavam enfrentavam a concorrência profissional de químicos, botânicos, médicos, bem como de curandeiros e benzendeiros com pouca ou nenhuma escolaridade”, diz a parlamentar.

Após muitos debates e mobilização da categoria, segundo a deputada, é que a profissão de farmacêutico ganhou o direito à exclusividade na produção e manipulação de medicamentos.

“Atualmente a profissão de farmacêutico é uma das mais importantes do mundo, pois esses profissionais são os responsáveis pela liberação dos medicamentos para uso correto da população”, justificou.



Histórico



A profissão de farmacêutico é uma das mais antigas do mundo. No ano 1338, em Portugal a profissão de farmacêutico teve o primeiro diploma reconhecido e 1461 foi regulamentada a separação da profissão de farmacêutico com a médica.
No Brasil, os primeiros profissionais farmacêuticos, os boticários, como eram conhecidos vieram com os jesuítas. José de Anchieta é considerado o primeiro boticário do país.
As primeiras boticas, assim eram chamadas as farmácias da época, foram autorizadas como comércio em 1640. O Regimento da Junta de Higiene Pública, aprovado pelo decreto imperial 829 de 29 de setembro de 1851, regulamentou a

profissão do “boticário”.
O decreto 2055, de dezembro de 1857, estabeleceu as condições para que o farmacêutico, não habilitado, pudesse exercer a profissão e a partir de 1886 finalmente os farmacêuticos são considerados de fato uma profissão.





Assessoria de Imprensa
(61) 3215.3724 ou (61) 9943.1381

Nenhum comentário:

Postar um comentário