QUEM É ESSE CABOCLO?

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Aspirina C - UM RISCO NA AUTOMEDICAÇÃO

É de conhecimentos de todos os perigos da automedicação. Antes de tomar qualquer remédio o paciente deve consultar sempre um médico ou farmacêutico, para saber se aquela medicação é recomendada para o tratamento, mas principalmente, se é a mais indicada para aquela pessoa.

Vamos tomar, por exemplo, a Aspirina C. O medicamento indicado no alívio de dores de cabeça, musculares, é encontrado em qualquer farmácia, e pode ser adquirido sem receita. Parece ‘inofensivo’, mas não é. Tomemos como exemplo um paciente que sofre de gastrite – um mal que a maioria da população brasileira convive. Ele vai até a farmácia e compra Aspirina C. Toma o medicamente, e minutos depois a dor some. Problema resolvido ? Não. Pacientes que sofrem de gastrite ou úlcera, quando ingerem esse medicamento, podem sofrer com hemorragia gastrointestinal. Isso ocorre porque a Aspirina C diminui a coagulação sanguínea, e consequentemente, a pessoa começa a sangrar. Um problema que começou com uma simples dor de cabeça, e que evoluiu para uma hemorragia.

Mas isso quer dizer que a Aspirina C não deve ser consumida ? Não, o medicamento pode ser utilizado no tratamento de algumas doenças, desde que o paciente seja orientado. Os riscos da Aspirina C, e de qualquer outro medicamento, deve ser de conhecimento do médico, do farmacêutico, e do balconista da drogaria. O profissional farmacêutico tem obrigação de informar o paciente. A legislação brasileira obriga a presença deste profissional em todas as farmácias e drogarias. Logo, as pessoas devem ‘sugar’ mais o farmacêutico.

Portanto, não coloque em risco sua saúde tomando medicamentos por conta própria,ou por sugestão do balconista. O paciente não tem obrigação de conhecer os efeitos indesejáveis do medicamento que vai consumir, mesmo sendo ele de venda livre. Sempre consulte um profissional farmacêutico antes de comprar qualquer medicamento.

Artigo Semanal escrito pelo dr. Paulo Roberto da Costa, e publicado no Caderno 'Saúde e Bem-Estar' do Jornal Amazonas Em Tempo de 21.03.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário