QUEM É ESSE CABOCLO?

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

FUNDAÇÃO ALFREDO DA MATTA 58 ANOS - PALESTRAS V Jornada Científica da Fundação Alfredo da Matta - PAIC 2012-2013.

FUAM comemora 58 anos com programação cultural, palestras e confraternização
21/08/2013

Para comemorar os 58 anos da Fundação Alfredo da Matta, uma programação especial será realizada, na sede da instituição, durante a semana de 26 a 30 de agosto.
Palestras, apresentação de resultados de projetos de iniciação científica e uma exposição de arte serão algumas das atrações da programação de aniversário da FUAM, que celebra a data no dia 28 de agosto.
Arte nos corredores
Os artistas plásticos Cláudio Andrade e Mirella Andrade presenteiam usuários, servidores e visitantes da FUAM com uma belíssima exposição de telas no hall de entrada da Fundação, de 26 a 30 de agosto, durante o horário de expediente da instituição: 7 às 17 horas.
Serão 18 telas com trabalhos destes artistas que retratam a Amazônia e encantam o mundo.
Cláudio e Mirella são amazonenses e já haviam demonstrado interesse em divulgar seu trabalho na FUAM. Com a aproximação do aniversário da instituição, o convite para expor as telas como parte das comemorações foi recebida com satisfação pelos artistas. Para a Fundação, este foi um verdadeiro presente.
Pesquisa, história e ciência
Os dias 26 e 27 de agosto serão dedicados à programação científica. É quando acontece a V Jornada Científica da Fundação Alfredo da Matta - PAIC 2012-2013.
Bolsistas do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) 2012-2013 apresentarão no dia 26 de agosto, a partir das 8 horas, no Auditório Damião Litaiff (sede da FUAM), os resultados finais de seus projetos.
A turma, que iniciou as pesquisas em 2012, conclui sua participação como bolsistas na FUAM, apresentando os resultados de um ano de pesquisas e estudo.
Dentre os assuntos pesquisados pelos bolsistas, há temas como avaliação de incapacidades físicas de ex-pacientes de hanseníase, recidivas (recaída) e resistência medicamentosa em hanseníase, infecção por clamídia (doença sexualmente transmissível), estudos epidemiológicos de leishmaniose tegumentar americana (LTA) e de lobomicose (doença causada por um fungo), freqüência e aspectos epidemiológicos do HPV (o papilomavírus humano) em pacientes voluntários, dentre outros.
Já o segundo dia de palestras (27 de agosto) trará pesquisadores convidados para apresentar temas relacionados às áreas da dermatologia priorizadas na FUAM, além de assuntos que rememoram a história do patrono da instituição (Dr Alfredo da Matta) e da própria dermatologia.
Dr Alfredo da Matta e a dermatologia na Amazônia, história da dermatologia, projetos em desenvolvimento na FUAM, oncologia cutânea, biologia molecular aplicada à saúde e genética na hanseníase serão alguns dos temas apresentados.
Confraternização de servidores
No dia em que comemora 58 anos dedicados à saúde pública no Amazonas, 28 de agosto, servidores e demais colaboradores da instituição participam de uma programação especial: um culto ecumênico seguido de um coquetel.
A comemoração reunirá todos no auditório e pátio interno da Fundação.


Comunicação Social/FUAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário