QUEM É ESSE CABOCLO?

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Lixo hospitalar PE - FBI pode ajudar a investigar

19/10/2011 12h55 - Atualizado em 19/10/2011 13h10

FBI pode ajudar a investigar lixo hospitalar, diz secretário de Defesa

Agência ambiental norte-americana também pode contribuir com o caso.
Wilson Damázio contactou adido do FBI em Brasilia e cônsul dos EUA.


Do G1 PE
Wilson Damázio, secretário de Defesa Social de
Pernambuco (Foto: Reprodução/TV Globo)
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, afirmou nesta quarta-feira (19) que o FBI – Federal Bureau Investigation, a Polícia Federal dos Estados Unidos – poderá ajudar na apuração das denúncias de importação de lixo hospitalar em Pernambuco. Damázio afirma que já conversou com a cônsul dos Estados Unidos no Nordeste, Usha Pitts, e com o adido do FBI em Brasilia.

“O governo americano está disposto a colaborar no que for possível, através do próprio FBI e também da agência ambiental norte-americana, uma espécie de Ibama que eles têm lá”, relata. Segundo o secretário, diligências já estão sendo feitas pelos adidos daquele país. “Há possibilidade inclusive de vir para o Recife um representante do FBI para acompanhar essas investigações e nos ajudar no que for possível”, afirma.

Investigação
Mais de 60 amostras de material suspeito foram coletadas até agora. A investigação tem interesse especial, segundo Damázio, no material bruto encontrado em contêineres de Suape. “A prioridade é detectar que manchas são aquelas. Se é sangue, algum tipo de excremento, algo que venha a prejudicar a saúde de quem manuseia”, questiona. O secretário diz que testemunhas já foram ouvidas e que o inquérito está bastante avançado.

No Brasil, a Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar as responsabilidades pelo desembarque de contêineres com lixo hospitalar vindos dos Estados Unidos, que apontam para a prática de crimes de contrabando, ambiental e uso de documento falso. A investigação pretende rastrear a compra do material e saber se o produto foi distribuído em outras partes do Brasil.

Depois de assistir às reportagens sobre o caso do lixo hospitalar comercializado em Pernambuco, um motorista da Paraíba notou a semelhança com os lençóis de casa. Élio Lucena da Nóbrega diz que comprou o material de um vendedor de João Pessoa, e só agora percebeu que há uma frase carimbada em inglês: “Governo dos Estados Unidos”.

saiba mais
Lençóis que vieram de hospitais dos Estados Unidos estavam sendo vendidos em Timbaúba, na Zona da Mata pernambucana, e também em João Pessoa, na Paraíba. De acordo com o gerente da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Jaime Brito, o uso de partes das peças em confecções – como bolsos de calças jeans, por exemplo – não oferece riscos porque os nove estágios de tratamento por que passam os tecidos garantem a eliminação de qualquer micro-organismo. O mesmo não se aplica a peças inteiras, como lençóis, onde os procedimentos não são padronizados. Quem comprou essas peças deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone 0800-282-5919.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

INTRODUÇÃO ÀS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM MICOLOGIA E MICROBIOLOGIA - UNINORTE

MINI-CURSO SIMBIO: INTRODUÇÃO ÀS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM MICOLOGIA E MICROBIOLOGIA
Período de inscrição: 10/10/2011 a 15/10/2011
Início do Curso/Evento: 17/10/2011
Fim do Curso/Evento: 19/10/2011
Carga Horária Total: 8 horas
Horário: 08:00 ÀS 11:40
Investimento:
Aluno do UniNorte: R$ 15,00
Promovido por: COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Professor: ALESSANDRA A. D. SIQUEIRA
Local: UNIDADE 01
Número de vagas: 30
Vagas Disponíveis : 29
Público: ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Objetivo: Divulgar as ações do curso de Ciências Biológicas do UNINORTE/LAUREATE para a comunidade interna e a sociedade.
Conteúdo:

www.uninorte.com.br
http://www.uninorte.com.br/conteudo.php?menuPortal&mod=extensao&pag=uninorte.extensao.cursosextensao

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Anvisa oficializa restrições à sibutramina e veto a emagrecedores

Anvisa oficializa restrições à sibutramina e veto a emagrecedores

Comercialização de anfepramona, femproporex e mazindol foi vetada.
Uso da sibutramina deve ser realizado pelo prazo máximo de dois anos.


O governo federal oficializou nesta segunda-feira (10) a decisão da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que decidiu manter a comercialização e o registro da sibutramina e proibir a comercialização de três outros inibidores de apetite feitos a base de anfetamina: a anfepramona, o femproporex e o mazindol.
G1 faz chat nesta segunda sobre emagrecedores
De acordo com a resolução publicada no "Diário Oficial da União", medicamentos ou fórmulas que contenham sibutramina não poderão ser receitados com dose diária acima de 15 mg/dia (quinze miligramas por dia). Na publicação, a Anvisa apresentou o modelo do termo de responsabilidade que deve ser preenchido pelo médico que recomenda o uso da sibutramina.
No anexo, a Anvisa alerta que o medicamento deve ser utilizado como parte de um programa de gerenciamento de peso para pacientes obesos com índice de massa corpórea (IMC) maior ou igual a 30 kg/m2 (trinta quilogramas por metro quadrado), num prazo máximo de dois anos. O texto aponta que o uso deve ser acompanhado por um programa de reeducação alimentar e atividade física.

10/10/2011 07h50 - Atualizado em 10/10/2011 07h54
Do G1, em São Paulo

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SERVIÇOS FARMACÊUTICOS:

UMA OPORTUNIDADE PARA A PROFISSÃO FARMACÊUTICA.

1. Aplicação de Injetáveis - melhoria da técnica para valorização do serviço.

2. Medição de Pressão Arterial - técnica, diretrizes da SBC, qual é a pressão

arterial normal, avaliação do resultado, orientação ao hipertenso, avaliação

do tratamento e medicação, como abordar o paciente.

3. Medição de Glicemia Capilar - Parâmetros de jejum, pós-prandial e casual.

4. Colocação de Brinco – adulto, criança e recém-nascido.

5. Curativos Simples e Queratolíticos.

6. Serviços que podem ser oferecidos na Farmácia.

7. POP - Preparação dos POPs nos Serviços Farmacêuticos.

8. Como realizar os serviços farmacêuticos.

9. Abordagem sobre os serviços farmacêuticos.

10. Como e porque cobrar os serviços farmacêuticos.

Local: Auditório do ICAM - Instituto da Criança do Amazonas

Av Codajás, S/N, Cachoeirinha.

Dias: 28, 29 e 30 de outubro de 2011.

Sexta dia 28/10/2011 de 18:00 às 22:00

Sábado dia 29/10/2011 de 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00

Domingo dia 30/10/2011 de 08:00 às 12:00

Público Alvo: Farmacêuticos e Acadêmicos de Farmácia

Ministrante: Dr. Laércio Batista Júnior - Farmacêutico; proprietário de farmácia

franqueado Farma & Farma; Conselheiro Regional do CRF-SC

Carga horária: 16 horas/aulas.

REALIZAÇÃO: APOIO:

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA

D O E S TA D O D O A M A Z O N A S

Programação:

Inscrições: Farma & Farma Farma Care

(Av. Tefé 844, Loja 1 - Raiz - Ao lado do supermercado C.O)

Contatos: 9132-2521 -8129-3523 - 3237-1155 - 3613-2909

Investimento: R$ 100,00.

CFF discute logística do medicamento

CFF discute logística do medicamento

Data: 05/10/2011
O Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Grupo de Trabalho de Indústria e Transporte (Comind), e parceria do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo, realiza, nos dia 14 e 15 de outubro, o II Seminário Nacional de Fabricação, Distribuição e Transporte de Produtos Farmacêuticos e Afins. O evento será realizado no Auditório Ruy Barbosa, da Universidade Mackenzie, na Rua Itambé, 135, Consolação, São Paulo (SP) e tem o objetivo de debater a atuação do farmacêutico em toda cadeia produtiva do medicamento.

Com a palestra “Ações de combate à falsificação de medicamentos”, o chefe do Serviço de Inteligência da Assessoria de Segurança Institucional (ASEGI) da Anvisa. Adilson Bezerra fará a abertura do evento, que ainda contará com discussões sobre ética, legislação, rastreabilidade e muito mais
(Clique aqui e confira a programação completa)

Para o Presidente do Grupo de Trabalho de Indústria e Transporte do CFF e Conselheiro Federal por São Paulo, Ely Eduardo Saranz Camargo, o Seminário é a chance que os profissionais têm para debater e melhorar a produção, distribuição e transporte de produtos farmacêuticos. “É preciso esclarecer os gestores, profissionais de saúde e vigilância, e até mesmo a sociedade da importância da presença do farmacêutico em toda a logística do medicamento. A alteração de temperatura, por exemplo, durante o transporte pode modificar a ação do medicamento e comprometer a sua eficácia”, disse

O Grupo de Trabalho de Indústria e Transporte do CFF é composto pelos farmacêuticos Ely Eduardo Saranz Camargo; Maria Goretti Arrais de Morais Resende; Valéria Neri Duarte; Sonja Helena Madeira Macedo; Edson Rolemberg Albuquerque Júnior.Mais informações pelo e-mail: comind@cff.org.br

Para efetuar sua inscrição, clique aqui
Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Anvisa suspende venda de três inibidores de apetite e libera sibutramina com restrições

EMAGRECEDOR: Anvisa suspende venda de três inibidores de apetite e libera sibutramina com restrições

Tempo do Áudio: 1min40seg
LOC/REPÓRTER: Depois de uma reunião de mais de quatro horas, a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, decidiu nesta quarta-feira pela retirada do mercado brasileiro de três inibidores de apetite. Já a sibutramina, medicamento que aumenta a sensação de saciedade, foi liberada, porém, com restrições. No caso da proibição dos três medicamentos inibidores de apetite, o diretor-presidente da ANVISA, Dirceu Barbano, explica que a decisão foi tomada porque foram detectadas reações adversas no uso desses remédios.
TEC/SONORA: diretor-presidente da ANVISA, Dirceu Barbano
"São eventos adversos relacionados especialmente a quadros psiquiátricos, de dependência a essas substâncias, a quadros depressivos, muitas vezes, no desenvolvimento de comportamentos que colocavam os pacientes em risco e também a quadros cardíacos associados a eles. "
LOC/REPÓRTER: Em relação a sibutramina, os médicos terão restrições para indicar esse medicamento aos pacientes. Além disso, os pacientes que não apresentarem perda de peso em quatro semanas deverão parar de usar o medicamento. Paciente, médico e farmácia deverão assinar um termo de responsabilidade. O diretor-presidente da ANVISA, Dirceu Barbano, explica que o objetivo é aumentar as informações sobre os riscos e resultados do tratamento.
TEC/SONORA: diretor-presidente da ANVISA, Dirceu Barbano
"Trazer de maneira clara para o paciente e responsabilizar o médico em relação a eleição do paciente com sibutramina e assegurar que o paciente tenha recebido todas as informações relativas ao que se espera e o perfil de segurança da sibutramina."
LOC/REPÓRTER: A resolução com as decisões da ANVISA deve ser publicada nos próximos dias e, a partir daí, as farmácias terão dois meses para retirar os três inibidores de apetite proibidos das prateleiras.
Reportagem, Vanessa Silvestre

Entenda como a sibutramina age no corpo humano

Entenda como a sibutramina age no corpo humano
Remédio para emagrecer age sobre o cérebro e dá sensação de saciedade.
Medicina ainda não sabe explicar por que risco cardiovascular cresce.
Tadeu Meniconi Do G1, em São Paulo
Com a proibição de três medicamentos – anfepramona, femproporex e mazindol – pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a sibutramina é hoje a única droga usada para emagrecer que atua sobre o sistema nervoso. Além dela, só há mais um remédio disponível para esse fim, o orlistate – cujo nome de mercado é Xenical – que age sobre a absorção de gordura no intestino.
saiba mais
O farmacêutico Ivan da Gama Teixeira, diretor técnico e vice-presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), contou que a substância surgiu como um antidepressivo. “Viram que a diminuição do apetite era um efeito colateral e o remédio passou a ser usado como emagrecedor”, explicou.
Contudo, o que a sibutramina faz no cérebro não é exatamente inibir o apetite, como é o caso dos remédios que foram proibidos. Na verdade, ela estimula a saciedade. “Na prática, o paciente fica satisfeito com menos comida”, resumiu o endocrinologista Walmir Coutinho, pesquisador que participou da pesquisa “Scout”, a maior já feita sobre o remédio, que acompanhou pouco menos de 10 mil pacientes durante um período médio de 3 anos e 5 meses.
Os especialistas consultados pelo G1 explicaram que a sibutramina age sobre dois neuro transmissores: a serotonina e a noradrenalina. Esses neurotransmissores funcionam entre os neurônios, levando informações de um para o outro. Nesse processo, geram a sensação de saciedade.
Normalmente, isso ocorre num curto período de tempo, e eles retornam para dentro das células – o que é chamado de recaptação. O que a sibutramina faz é retardar essa recaptação, ou seja, a serotonina e a noradrenalina ficam por mais tempo fazendo a ligação entre os neurônios e deixam o indivíduo saciado.
Efeitos colaterais
Coutinho afirmou que os cientistas ainda estão tentando entender mais detalhes sobre o funcionamento da substância. Por isso, ainda não se sabe explicar por que ocorrem os efeitos colaterais, que, segundo ele, podem ser boca seca, taquicardia e insônia.
A pesquisa “Scout” registrou ainda que, entre pessoas que já têm alto risco de doenças cardiovasculares – como enfarte e derrame –, esse risco aumenta. No entanto, ainda não há explicação de como isso acontece no corpo humano.